Seguidores

quinta-feira, 17 de maio de 2012

ENTREVISTA

Isabel Fillardis

A atriz da Rede Globo desenvolve uma intensa luta em favor das pessoas com deficiência por meio de sua ONG "A Força do Bem"
Em entrevista a revista REAÇÃO a atriz fala sobre o filho com Síndrome de west.

REVISTA REAÇÃO - Como e quando foi a descoberta que seu filho tinha Síndrome de West? Você tinha alguma noção do que significava? Quais as características da Síndrome?
Isabel Fillardis - Quando Jamal estava para completar cinco meses, nosso pediatra na época nos encaminhou para um neuropediatra para uma investigação, por conta dos meus relatos e observações do comportamento dele. No mesmo dia da consulta, fizemos um exame chamado "vdeoeletroencefalograma". Esse exame "vê" o cérebro da criança e o comportamento no momento das crises ou espasmos. Foi tudo rápido e urgente, fui ficando aflita e, no fim do dia, recebemos o diagnóstico de West. Não entendi nada na hora, mas sabia que era algo grave. Quando Jamal nasceu, ele teve dificuldade de sugar, não sorria, não chorava, não se movimentava muito... e tinha uns "sustos" que já eram os espasmos (crises).

Acompanhe toda essa entrevista no site...
ONG

 
Material traz informações completas de todos os equipamentos públicos culturais acessíveis na capital paulista.

O guia elegeu os 186 locais que melhor recebem pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

No próximo dia 7 de maio será lançado em São Paulo o primeiro guia de cultura e entretenimento voltado à diversidade humana.

Trata-se do Guia Online de Acessibilidade Cultural, elaborado pelo Instituto Mara Gabrilli (IMG) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Sabesp.
O Guia já está disponível na internet, no endereço http://acessibilidadecultural.com.br

terça-feira, 15 de maio de 2012

Sou Pedro Henrique tenho 29 anos, e sou o mais novo e radical praticante de WCMX do Brasil.
Morador de Caraguatatuba sou lesado medular L-3/4 devido a um acidente de carro a 6 anos atrás..!
Sou surfista profissional, professor de educação física e viciado em adrenalina.
Estou representando a equipe do HardCore Sitting, pelo Instituto Spine Social e sendo patrocinado pela Jumper equipamentos com cadeira de rodas WCMX e equipamentos...
"nunca pensei que alguém me patrocinaria após o acidente ..!"
"nunca pensei que teria pessoas como eu ! adora adrenalina e esporte extremo..!"
Se liga nessa adrenalina... e segura a pirucaaa
http://www.spinesocial.com.br/hardcore/2011/
BPC e BPC na Escola
O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) assegura a renda de um salário mínimo para idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência. O governo federal implementou o BPC, por intermédio da Portaria Normativa Interministerial n° 18, de 24 de abril de 2007.
Para receber o BPC há alguns critérios a serem observados:
1) A renda familiar deverá ser inferior a ¼ do salário mínimo por pessoa;
2) O idoso ou pessoa com deficiência não poderá receber outro benefício da previdência social e;
3) O idoso ou pessoa com deficiência comprovará não ter condições para o trabalho independente e nem meios para garantir sua própria manutenção.

O Programa BPC na Escola volta-se especificamente ao acompanhamento de crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, com deficiência. Em fevereiro de 2008, existiam 369.735 pessoas nessa faixa etária.
Os eixos de Atuação do Programa BPC na Escola são:

1) Identificar os beneficiários do BPC, de 0 a 18 anos, que estão e os que não estão frequentando a escola;
2) Identificar as principais barreiras para o acesso e permanência na escola das crianças e adolescentes com deficiência beneficiárias do BPC;
3) Realizar estudos e desenvolver estratégias conjuntas e cooperativas para superação dessas barreiras e;
4) Realizar acompanhamento sistemático das ações implementadas por meio do Programa.

Mais detalhes...
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=28481

 

Em feira sobre saúde mental, governador Geraldo Alckmin defende cura pelo trabalho

Laborterapia - trabalho para curar. Essa é a melhor forma de tratar problemas de saúde mental na avaliação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Ele esteve neste sábado, 12, da VII Feira de Saúde Mental e Economia Solidária, realizada no Parque Mário Covas, na capital.
"Um dos caminhos importantes da saúde mental é evitar a hospitalização e obter o máximo possível de atendimento ambulatorial. Uma das maneiras é a laborterapia, ou seja, a cura pelo trabaho", disse.

Saiba mais...
 http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=219177#4
Reabilitação – 10ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Reabilitação, Prevenção e Inclusão
Data: 15 a 17 de agosto de 2012Local: Palácio das Convenções do Anhembi – São Paulo



Acessibilidade e inclusão

Relatório Mundial sobre a Deficiência ajuda a direcionar ações. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde e o Banco Mundial traduziram o documento para o português.

saiba mais...
Exposição da Pinacoteca de SP permite sentir até textura das pinturas

de 28.abr a 15.jul 2012

Na entrada da exposição Sentir prá ver, os visitantes podem vendar os olhos para apreciar melhor as obras. Pensada especialmente para deficientes visuais, a mostra está aberta na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no centro da capital, até 15 de julho. São 14 reproduções fotográficas de pinturas do museu, acompanhadas, cada uma, de uma réplica em alto relevo e uma versão da obra em três dimensões.
Saiba mais...
http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca/default.aspx?c=exposicoes&idexp=628&mn=100

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Software acessível para pessoas com deficiência visual
O DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.

mais...
AVAPE / SAMU - Parceria de sucesso
O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública para socorro de emergência à população, contando com centrais de atendimento, profissionais e veículos de salvamento.

Saiba mais...
Portal Nacional de tecnologia Assistiva


Seja bem-vindo a um espaço de informação e troca de conhecimento sobre Tecnologia Assistiva.
Tecnologia Assistiva / equipamentos e produtos


Foi inaugurado na manhã dessa sexta-feira, 11 de maio, o laboratório de robótica da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, na unidade Morumbi. Na cerimônia estavam presentes a Secretária de Estado Dra. Linamara Rizzo Battistella, o Governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o Secretário de Estado da Saúde Dr. Giovanni Guido Cerri, a Dra. Margarida Miyazaki, diretora da unidade, e também o ex-governador José Serra, que lançou a Rede Lucy, em sua última gestão.

Saiba mais...

Conceito de acessibilidade nas empresas inclusivas

Processos de empregabilidade de pessoas com deficiência
Em pleno século XXI, não mais se justifica reproduzirmos programas de educação profissional ou de colocação no mercado de trabalho praticados no Brasil nas décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990. Devemos agora modificar esses programas para a diversidade humana, em conformidade com o paradigma da inclusão social, com os requisitos do modelo social da deficiência e com maior aplicação da tecnologia assistiva.

Saiba mais...
http://www.revistanacionalta.org.br/pagina.php?idA=11
Romeu Kazumi Sassaki
Consultor de inclusão social