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sábado, 26 de maio de 2012

Transtornos da Coordenação Motora e da Aprendizagem
Abordagem de Integração Sensorial

A terapia de integração sensorial (IS) é um dos modelos de tratamento mais tradicionais e mais bem pesquisados da Terapia Ocupacional. Essa abordagem de tratamento parte dos trabalhos de A. Jean Ayres, terapeuta ocupacional norte-americana que procurou analisar a relação entre sensações corporais, mecanismos cerebrais e aprendizagem. Partindo de conceitos neurobiológicos, mas acrescentando sua visão de prática de terapeuta ocupacional, Ayres define integração sensorial como a habilidade inata para organizar, interpretar sensações e responder apropriadamente ao ambiente.
Integração sensorial é o prcessamento e a organização de informações sensoriais para uso funcional, nas atividades e ocupações desempenhadas diariamente. Integração sensorial não é um processo estranho, que ocorre nos outros ou apenas em crianças com problemas de comportamento e / ou de aprendizagem. O cérebro está em constante processamento e respondendo as informações sensoriais: seja a temperatura do ambiente, os ruídos, a roupa que aperta em algum lugar, a dormência nas pernas que leva a mudar de posição, um cheiro diferente, a expressão facial e outros.
O mundo é rico em pistas e sinais sensoriais que se não forem adequadamente organizados podem levar a perda do controle do comportamento.

As disfunções de Integração Sensorial
A proposta de Bundy divide as disfunções de IS em termos de transtornos de modulação. Esses transtornos são caracterizados por tendência a gerar respostas pouco graduadas em relação à intensidade e natureza do estímulo recebido, resultando em padrões de hiper-reação, hiporreação ou resposta flutuante. Os problemas mais comuns nessa área são:
Falhas no registro sensorial.
Tendência à procura de estímulos.
Hiper-reação a estímulos (defensividade tátil, insegurança gravitacional e resposta aversiva ou intolerância ao movimento).

Terapias e equipamentos utilizados


    Equipamentos suspensos.




Espaço de Integração sensorial

Fonte: Cavalcanti, Alessandra
TERAPIA OCUPACIONAL: Fundamentação e Prática / Alessandra Cavalcanti, Cláudia Galvão - Rio de Janeiro : Guanabrara Koogan, 2007









segunda-feira, 21 de maio de 2012

Loja virtual, confira as oportunidades de equipamentos e dispositivos para pessoas com deficiência.
http://www.cavenaghi.com.br//lojavirtual/default.asp

BB Crédito Acessibilidade

Em novembro/2011, a Presidenta Dilma Rousseff lançou o Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Por meio de ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade em prol da promoção à cidadania e ao fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, da sua autonomia, eliminando barreiras e permitindo o acesso e o usufruto, em bases iguais, aos bens e serviços disponíveis a toda a população.
Características

Linha de crédito destinada ao financiamento de bens e serviços voltados para Pessoas com Deficiência.

Veja como contratar:
http://www.bb.com.br/portalbb/page17,19314,19314,0,0,1,1.bb
Programa de palestras “Meu filho tem autismo”

Tema: Inclusão e Escola
Dia 28 de Maio de 2012
Para participar basta levar um kg de alimento não perecível.
Saiba mais...
http://www.ama.org.br/site/pt/centro-de-conhecimento/palestras.html