Seguidores

domingo, 3 de junho de 2012

Acessibilidade Virtual

Aspectos de acessibilidade em páginas Web consideram a variedade de contextos de interação que podem estar relacionados a diversos tipos de deficiência dos usuários


"A exclusão digital aprofunda a exclusão sócio-econômica. Toda a população deve ter garantido o direito de acesso ao mundo digital, tanto no âmbito técnico/físico (sensibilização, contato e uso básico) quanto intelectual (educação, formação, geração de conhecimento, participação e criação)" - Premissas Gerais sobre Inclusão Digital do "Governo Eletrônico".
Para ler o arquivo em formato pdf na íntegra, acesse http://www.governoeletronico.gov.br/

Aspectos de acessibilidade em páginas Web consideram a variedade de contextos de interação que podem estar relacionados a diversos tipos de deficiência dos usuários. Muitas vezes o usuário pode se encontrar nas
seguintes situações:
  • Pode não ser capaz de ver, ouvir, se mover ou processar certos tipos de informação;
  • Pode ter dificuldade de ler ou compreender texto;
  • Pode não ser capaz de operar o teclado ou o mouse;
  • Pode estar usando um monitor de texto que não processa imagens, ou um monitor pequeno;
  • Pode não entender com fluência a linguagem do documento;
  • Pode estar em uma situação onde o uso dos olhos, dos ouvidos ou das mãos podem estar comprometidas executando outra funçao que não a operação do browser;
  • Pode estar usando uma versão antiga de browser, um browser diferente, um sintetizador de voz ou um sistema totalmente customizado.

Uma página que atenda às recomendações de acessibilidade poderá ser apresentada sem prejuízos tanto para usuários com computadores comuns como para usuários que estejam interagindo a partir de um sintetizador de voz, de um mostrador em braille ou sem um monitor de vídeo.
  • Recomendações do W3C - World Wide Web Consortium
    As recomendações do W3C tratam principalmente da criação de páginas que garantam que seu conteúdo continuará acessível indepentende de limitações de versão de browser, de tecnologias ou das limitações impostas pela deficiência do usuário. Tornar o conteúdo compreensível e navegável significa tanto manter a linguagem clara e simples quanto oferecer mecanismos que facilitem a navegação entre as páginas e a compreensão da relação entre os elementos de uma mesma página.


  • Endereços de sites onde podem ser encontradas sugestões de páginas acessíveis e projetos de Inclusão Digital

    Ação Brasileira para a Acessibilidade (ABRA) http://www.acessibilidade.org.br/
    Página com legislação, normas técnicas e links para os principais fabricantes de softwares acessíveis

    Sociedade Digital http://www.sociedadedigital.org/
    Página com fóruns sobre direitos e deveres na Internet, acessibilidade, segurança na rede e desempenho web.

    http://www.bradesco.com.br/defvis.html
    Bradesco - Internet Banking para Deficientes Visuais. Possibilita ao deficiente visual operar sozinho um computador e interagir com o Bradesco através da Internet, fazendo consultas e todas as transações, mesmo as mais complexas, como transferências e pagamentos de contas.

    http://www.cisi.mct.pt/site/
    Site sobre a Sociedade da Informação em Portugal. Traz indicadores estatísticos internacionais e um manual para a construção de websites públicos
    acessíveis.
    Rede Europeia de Centros de Excelência em Desenho para Todos. http://www.eaccessibility.org/
    O Secretariado da Rede é atualmente coordenado pela Dinamarca. Em Portugal, o Centro de Contato ficou a cargo do Secretariado Nacional de Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência.

    http://www.opera.com
    O navegador OPERA foi desenhado para uso de deficientes visuais.
    Com ele é possível, usando somente o teclado, navegar com ou sem imagens, ampliar a letra da tela e gerenciar a caixa de correio.
    O OPERA é gratuito e está disponível para download no site.
    Projeto de acessibilidade de alunos com deficiência visual da PUC-Campinas.
    http://www.ii.puc-campinas.br/oscar/carvalho98a.html
    Acessibilidade http://libra.niee.ufrgs.br/~proinesp/acessibilidade/
    Página com diversos referenciais teóricos, como os conceitos de "inteligência coletiva" e "nível de conformidade", e textos discutindo os princípios de acessibilidade do W3C.

    http://www.cast.org/bobby/
    Esse site contém um programa que é capaz de analisar se sua página html pode ser lida com facilidade ou não por um browser utilizado por pessoas com deficiência visual.
    Idioma: Inglês.

    http://www.acessibilidade.net/farol/
    Site português com depoimentos de portadores de deficiência e uma lista de sites voltados para a promoção da acessiblidade virtual, além de conteúdos relacionados com braille e linguagem gestual.

    http://www.aaate.org
    AAATE (Association for the Advancement of Assistive Technology in Europe). Esta associação européia foi criada com o objetivo de estimular o avanço das tecnologias de apoio para benefício das pessoas com deficiência e idosos.
    Idioma: Inglês.






    Filme retrata a transformação na vida do músico Marcelo Yuka
     
     
    Após ser exibido na França, o documentário "Marcelo Yuka no Caminho das Setas" retorna às terras brasileiras para ser apresentado no IN-EDIT - BRASIL (4º Festival Internacional do Documentário Musical), que acontece em São Paulo (de 01 de junho a 10 de Junho) e em Salvador (de 14 de junho a 21 de junho). A sessão do filme é aberta ao público gratuitamente.
    Dirigido pela documentarista Daniela Broitman, o filme retrata a transformação na vida do músico Marcelo Yuka, que estava no auge do sucesso como compositor, baterista e líder da banda O Rappa – uma das principais na cena pop rock dos anos 90. Mas aos 34 anos, 9 tiros num assalto no Rio de Janeiro o colocaram numa cadeira de rodas. O documentário é um mergulho nesta transformação de Yuka desde o incidente, em 2000, que revela sua irreverência e complexidade como homem, artista e ativista. Enquanto luta por sua saúde física e espiritual, ele se arrisca em novas sonoridades e segue as setas numa incessante busca por justiça social e paz.