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sábado, 26 de maio de 2012

Transtornos da Coordenação Motora e da Aprendizagem
Abordagem de Integração Sensorial

A terapia de integração sensorial (IS) é um dos modelos de tratamento mais tradicionais e mais bem pesquisados da Terapia Ocupacional. Essa abordagem de tratamento parte dos trabalhos de A. Jean Ayres, terapeuta ocupacional norte-americana que procurou analisar a relação entre sensações corporais, mecanismos cerebrais e aprendizagem. Partindo de conceitos neurobiológicos, mas acrescentando sua visão de prática de terapeuta ocupacional, Ayres define integração sensorial como a habilidade inata para organizar, interpretar sensações e responder apropriadamente ao ambiente.
Integração sensorial é o prcessamento e a organização de informações sensoriais para uso funcional, nas atividades e ocupações desempenhadas diariamente. Integração sensorial não é um processo estranho, que ocorre nos outros ou apenas em crianças com problemas de comportamento e / ou de aprendizagem. O cérebro está em constante processamento e respondendo as informações sensoriais: seja a temperatura do ambiente, os ruídos, a roupa que aperta em algum lugar, a dormência nas pernas que leva a mudar de posição, um cheiro diferente, a expressão facial e outros.
O mundo é rico em pistas e sinais sensoriais que se não forem adequadamente organizados podem levar a perda do controle do comportamento.

As disfunções de Integração Sensorial
A proposta de Bundy divide as disfunções de IS em termos de transtornos de modulação. Esses transtornos são caracterizados por tendência a gerar respostas pouco graduadas em relação à intensidade e natureza do estímulo recebido, resultando em padrões de hiper-reação, hiporreação ou resposta flutuante. Os problemas mais comuns nessa área são:
Falhas no registro sensorial.
Tendência à procura de estímulos.
Hiper-reação a estímulos (defensividade tátil, insegurança gravitacional e resposta aversiva ou intolerância ao movimento).

Terapias e equipamentos utilizados


    Equipamentos suspensos.




Espaço de Integração sensorial

Fonte: Cavalcanti, Alessandra
TERAPIA OCUPACIONAL: Fundamentação e Prática / Alessandra Cavalcanti, Cláudia Galvão - Rio de Janeiro : Guanabrara Koogan, 2007









segunda-feira, 21 de maio de 2012

Loja virtual, confira as oportunidades de equipamentos e dispositivos para pessoas com deficiência.
http://www.cavenaghi.com.br//lojavirtual/default.asp

BB Crédito Acessibilidade

Em novembro/2011, a Presidenta Dilma Rousseff lançou o Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Por meio de ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade em prol da promoção à cidadania e ao fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, da sua autonomia, eliminando barreiras e permitindo o acesso e o usufruto, em bases iguais, aos bens e serviços disponíveis a toda a população.
Características

Linha de crédito destinada ao financiamento de bens e serviços voltados para Pessoas com Deficiência.

Veja como contratar:
http://www.bb.com.br/portalbb/page17,19314,19314,0,0,1,1.bb
Programa de palestras “Meu filho tem autismo”

Tema: Inclusão e Escola
Dia 28 de Maio de 2012
Para participar basta levar um kg de alimento não perecível.
Saiba mais...
http://www.ama.org.br/site/pt/centro-de-conhecimento/palestras.html

quinta-feira, 17 de maio de 2012

ENTREVISTA

Isabel Fillardis

A atriz da Rede Globo desenvolve uma intensa luta em favor das pessoas com deficiência por meio de sua ONG "A Força do Bem"
Em entrevista a revista REAÇÃO a atriz fala sobre o filho com Síndrome de west.

REVISTA REAÇÃO - Como e quando foi a descoberta que seu filho tinha Síndrome de West? Você tinha alguma noção do que significava? Quais as características da Síndrome?
Isabel Fillardis - Quando Jamal estava para completar cinco meses, nosso pediatra na época nos encaminhou para um neuropediatra para uma investigação, por conta dos meus relatos e observações do comportamento dele. No mesmo dia da consulta, fizemos um exame chamado "vdeoeletroencefalograma". Esse exame "vê" o cérebro da criança e o comportamento no momento das crises ou espasmos. Foi tudo rápido e urgente, fui ficando aflita e, no fim do dia, recebemos o diagnóstico de West. Não entendi nada na hora, mas sabia que era algo grave. Quando Jamal nasceu, ele teve dificuldade de sugar, não sorria, não chorava, não se movimentava muito... e tinha uns "sustos" que já eram os espasmos (crises).

Acompanhe toda essa entrevista no site...
ONG

 
Material traz informações completas de todos os equipamentos públicos culturais acessíveis na capital paulista.

O guia elegeu os 186 locais que melhor recebem pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

No próximo dia 7 de maio será lançado em São Paulo o primeiro guia de cultura e entretenimento voltado à diversidade humana.

Trata-se do Guia Online de Acessibilidade Cultural, elaborado pelo Instituto Mara Gabrilli (IMG) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Sabesp.
O Guia já está disponível na internet, no endereço http://acessibilidadecultural.com.br

terça-feira, 15 de maio de 2012

Sou Pedro Henrique tenho 29 anos, e sou o mais novo e radical praticante de WCMX do Brasil.
Morador de Caraguatatuba sou lesado medular L-3/4 devido a um acidente de carro a 6 anos atrás..!
Sou surfista profissional, professor de educação física e viciado em adrenalina.
Estou representando a equipe do HardCore Sitting, pelo Instituto Spine Social e sendo patrocinado pela Jumper equipamentos com cadeira de rodas WCMX e equipamentos...
"nunca pensei que alguém me patrocinaria após o acidente ..!"
"nunca pensei que teria pessoas como eu ! adora adrenalina e esporte extremo..!"
Se liga nessa adrenalina... e segura a pirucaaa
http://www.spinesocial.com.br/hardcore/2011/